18 NOVEMBRO | DIA EUROPEU SOBRE A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL E O ABUSO SEXUAL
De acordo com as estatísticas oficiais da justiça portuguesa, temos assistido a um aumento crescente dos crimes de abuso sexual contra crianças, investigados pela polícia. Em 2015 foram reportados 1.044 crimes. Este fenómeno tem o mesmo nível de crescimento na Europa. Só em 2014 foram investigados 112.961 crimes de violência sexual contra menores, mais 11.197 do que em 2013.
A violência sexual contra crianças e jovens é um flagelo que tem prevalecido na nossa sociedade com implicações profundas na saúde física e psicológica das crianças, não só no momento dos abusos, mas afetando todo o seu processo de vida. Acreditamos que este número crescente se deve a uma realidade obscura de cifras negras, situações e abusos que são remetidos ao silêncio e que não chegam a ser investigados. Uma das formas mais preocupantes desta violência é a que acontece no seio da família, sabendo-se que os agressores são, normalmente, um familiar ou conhecido da criança. Este facto contribui para o silenciamento dos casos, e para a não apresentação de queixa junto das autoridades ou o pedido de apoio.
A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, na sua missão diária de apoiar as vítimas de crime, suas famílias e amigos, prestando-lhes serviços de qualidade, gratuitos e confidenciais e contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas, sociais e privadas centradas no estatuto da vítima, tem mantido o apoio a crianças e jovens vítimas de violência, em todas as suas formas como uma das prioridades.
Desde janeiro de 2016, ao abrigo do projeto CARE, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, foi iniciada a atividade de uma rede de apoio especializado a crianças e jovens vítimas de violência sexual. Até Novembro de 2016, cerca de 170 crianças e jovens já foram ou estão a ser apoiadas. Os/as Técnicos/as de Apoio à Vítima da Rede CARE ouvem e percebem as necessidades de quem é vítima, ajudando as crianças e jovens a lidar com as consequências provocadas pelo crime nas suas vidas. A Rede CARE trabalha para que as vítimas possam superar o impacto do crime, ajudando a minimizar as consequências mais diretas do crime, mas também no confronto com dificuldades jurídicas, sociais e práticas que possam surgir e promovendo o acesso aos seus direitos enquanto vítimas de crime.
A violência sexual contra crianças e jovens é um crime grave, com impacto para a toda a sociedade. Não remeta ao silêncio algo que não deve ser silenciado
Retirado de APAV
Direitos de Autor
Todas as imagens que estão no blog foram retiradas do Facebook, muitas delas não tem referência ao autor ou à sua origem, se porventura acha que tem direitos sobre alguma e o conseguir provar, por favor avise-me que será retirada de imediato.
. Frases de Mia Couto - A m...
. O maior pedido de desculp...
. Não estou interessado em ...
. Não podes reescrever o pa...
. Gosto quando não tenho de...
. Luis Fonsi, Demi Lovato -...
. Frases do Facebook - às v...
. Frases do Facebook - Nunc...
. Frases do Facebook - Resp...
. imagem
. frases
. vídeo
. música
. lyrics
. letra
. vida
. textos
. amor
. humor
. anedota
. piada
. pessoas
. mulher
. cartoon
. amar
. coração
. homem
. viver
. tempo
. mulheres
. imagens
. poesia
. mundo
. crianças
. política
. educação
. filhos
. poema
. sonhos
. aprender
. criança
. mãe
. animais
. palavras
. pensar
. medo
. natal
. respeito
. silêncio
. caminho
. amigos
. paz
. portugal
. dinheiro
. ser
. alma
. dor
. sorrir
. mafalda
. mudar
. passado
. coragem
. recados
. amizade
. desistir
. escolhas
. beleza
. morte
. falar
. fazer
. feliz
. homens
. país
. pais
. coisas
. cultura
. povo
. religião
. verdade
. educar
. livros
. sorriso
. chuva
. ensinar
. saudade
. olhar
. osho
. pessoa
. sentir
. abraço
. adopção
. chorar