Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Pontos de Vista

Porque tudo na vida tem um ponto de vista

Pontos de Vista

Porque tudo na vida tem um ponto de vista

21
Abr16

Raquel Alves - A vida exige muito trabalho e calma para ser boa

olhar para o mundo

vidacalma.jpg

 

A vida exige muito trabalho e calma para ser boa

 

Estava assistindo um documentário sobre os diversos sistemas digestivos. O do gado sempre me intrigou… Complexo, exige muito trabalho e calma para se completar com sucesso. Pensei que a vida também é complexa, exige muito trabalho e calma para ser boa

 

Quem não tem pressa mastiga melhor, engole melhor, digere melhor, enxerga melhor, sente melhor e vive melhor. Quem não tem pressa pode desfrutar do prazer de pensar sobre o que está fazendo, sentindo e vivendo.

 

É certo que o tempo passa. A parte inferior da ampulhetasempre nos lembra disso, enquanto o tempo vai cravando suas marcas em nosso corpo. E para quem sabe que o tempo se esvai, fica a sensação de pressa, de correr contra o relógio. Perda de tempo dupla: viver correndo e sem desfrutar os momentos.

 

Para se desfrutar da vida é preciso calma. Calma na vida e calma na alma. Não estou dizendo que devemos viver em férias… Mas que devemos degustar os momentos, inclusive os desafios tensos de trabalho. A vida passa por nós todos os dias… O ritmo acelerado dos passos e dos nossos compromissos nos fala sobre administrar nosso tempo que escorre pelas mãos, e podemos fazê-lo com doçura ou com amargura. Vai de cada um.

 

Há pessoas que adoram reclamar sobre a vida, sobre a quantidade de responsabilidades, sobre as doenças, os noticiários de televisão e tudo que as cercam. Mal percebem elas que ficam contaminadas de tanta reclamação. E como um rio que corre, contaminam todo o “sistema” em volta delas de reclamações. Basta chegarmos perto dessas pessoas para detectarmos o mau cheiro da insatisfação crônica. E na tentativa de sermos gentis perguntando “Como vai?”, recebemos o relatório completo das dificuldades que as cercam… Por onde passa o rio contaminado, fica seu rastro mal cheiroso. E o mais bizarro: são justo aqueles que contaminam o rio, os que mais reclamam do desconforto de viver perto dele! Acredito que se essas pessoas se entregassem à calma e ao pensamento sobre suas vidas, certamente deixariam o rio em paz.

 

Todos nós carregamos na imaginação o cenário infantil de um rio com cachoeira, bichos queridos tomando água, passarinhos cantando e árvores frondosas. Porém todos sabemos o que acontece quando o rio polui: a vida a sua volta desaparece. E não é assim? Quem consegue ficar perto daqueles carregados de reclamações? Oras, não faz sentido. Vamos voltar ao gado, que na sua calma nos ensina a degustar a vida melhor: porque se se a vida é cheia de momentos, que sejam apreciados cada um com o seu sabor… E que possamos todos nós com a sabedoria que temos, trazer gosto ao paladar da vida; alimentar nosso rio de amor e de bondade, de calma e sabedoria; para que a ilustração da nossa mente pura de criança se faça real.

 

 

Quando cercamo-nos de pureza e amor, criamos uma vida mansa. E de todas as virtudes humanas, a mais desejada é a mansidão! Quem não concorda comigo imagine um amor áspero e tente desejá-lo. Imagine a humildade arredia e agressiva e busque pela sua genuinidade. Por fim imagine a transparência e a sinceridade agressivas e tente confiar nelas… A mansidão é o segredo do rio que leva vida por onde passa. E nele, os passarinhos que habitam os jardins das nossas almas podem soltar seus mais belos piados, em meio às buzinas e estresses do nosso dia a dia.

 

“Que sejamos simples e calmos, como os regatos e as árvores
E Deus amar-nos-á fazendo de nós belos como as árvores e os regatos
E dar-nos-á verdor na sua primavera e um rio aonde ir ter quando acabemos…”

Alberto Caeiro

 

Raquel Alves

 

Retirado de Revista Pazes

Direitos de Autor


Todas as imagens que estão no blog foram retiradas do Facebook, muitas delas não tem referência ao autor ou à sua origem, se porventura acha que tem direitos sobre alguma e o conseguir provar, por favor avise-me que será retirada de imediato.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D